Jecão... um fofoqueiro no Céu (1977)


Ao descrever o cotidiano das pessoas do campo, Mazzaropi retrata com muito humor a religiosidade dessa gente, uma mistura realmente curiosa de catolicismo popular com o espiritismo. Talvez seja até para tornar verossímil o uso de certos elementos católicos (céu, inferno, anjo, demônio) e espíritas (reencarnação, fantasmas, assombrações).

A trama é simples. Jecão e seu filho Martinho vão a São Paulo para receber o dinheiro que ganharam da Loteria Esportiva. Ao regressarem à sua cidadezinha de Saracutica, são recebidos festivamente. No entanto, a fortuna desperta a cobiça de um fazendeiro da região, Chico Fazenda. Em uma das muitas tentativas de assaltá-lo, um dos capangas acaba por matar Jecão que, por suas boas ações, vai para o Céu. E lá, Jecão vive a dupla aventura de tirar do Céu toda a "chatice", e na Terra de prender o assassino.

O que chama a atenção são os cenários, feito numa simplicidade bem ao estilo do caipira. Dói constatar que, dos mesmos estúdios que saiu toda aquela soberba de Casinha Pequenina, tenha saído esse teatrinho filmado. Plasticamente falando, para ser bondoso, é um filme naïf por excelência na carreira de Mazzaropi.

É realmente impossível não traçar paralelos com o Jecão e o Amácio Mazzaropi que foi na vida real. Desde Nadando em Dinheiro (1952) que Mazzaropi vem pregando uma espécie de mal inerente no dinheiro, de que pobre quando fica rico acaba sofrendo uma quantidade inimaginável de infortúnios. Ele que foi, talvez, o nome mais bem-sucedido do cinema brasileiro, que, praticamente sozinho, montou uma verdadeira indústria para conceber, produzir e distribuir suas películas. Em outras palavras, tornou-se um homem muito rico.

Fazer humor com signos religiosos tornou-se uma coisa perigosa nos dias atuais, coisa que Mazzaropi pareceu se dedicar com maior apetite em suas últimas histórias. Jecão... um fofoqueiro no Céu é, de certa forma, continuação de O Jeca Macumbeiro (1974), a paródia mazzaropiana de O Exorcista (Friedkin, 1973).

Comentários

Postagens mais visitadas