Jeca contra o Capeta (1975)


Mazzaropi fez um filme “apostólico”. Apesar do cansaço de suas últimas películas, do humor triste, desencantado e aborrecido, o comediante campeão de bilheteria ainda exploraria sua capacidade de inserção nas mais diversas camadas sociais ao debater um tema então em voga: o divórcio.

O que comprova que, mesmo sofrendo o desprezo da intelectualidade e vivendo uma espécie de autismo cinematográfico já de longos anos, Mazzaropi mantinha-se antenado com questões do seu tempo.

O título Jeca contra o Capeta é meramente sensacionalista e pouco se justifica. Há cenas deliberadamente paródicas em relação ao filme O Exorcista [William Friedkin, 1973], mas a matéria de Jeca contra o Capeta é a de funcionar justamente como um libelo contra o projeto de lei de divórcio (que só seria aprovado em 1977, com a Lei nº 6.515).

Embora conservador e de certa maneira panfletário, recorrendo inúmeras vezes à figura do Padre e até mesmo à de Jesus Cristo (ainda que meio hippie) para legitimar seu discurso, Mazzaropi fez um filme com um aspecto de western spaghetti, aspecto esse muito bem materializado pelas cenas de tiro, pancadaria e da morte de Camarão.

O assassinato do Camarão (em uma referência escancarada a um dos maiores sucessos do grupo carioca Os Originais do Samba) é o começo de toda a tragédia mazzaropiana. Acusado pela polícia de matá-lo, o ferreiro filho do Jeca tenta em vão provar sua inocência.

O ar supersticioso de Jeca contra o Capeta faz, em conjunto com os outros filmes Jeca Macumbeiro (1974) e Jecão... um fofoqueiro no Céu (1977), aquilo que poderia se chamar de “trilogia de sobrenatural”. Não só pela aproximação temática e por serem produzidos na sequência, não só também pela insistência de determinados elementos da fé católica popular e do baixo espiritismo, mas pela tônica reacionária e moralizante de certas falas e situações.

É, porém, interessante observar a trilha sonora do filme. Abandonando a musiquinha de fanfarra circense, Hector Lagna Fietta nos surpreende ao elaborar um interessante tema musical, que imprime mistério em ótimas situações do filme, além soar parentesco a grandes trilhas de terror e suspense.

Comentários

Postagens mais visitadas