O Corintiano (1966)


Se perguntarmos a qualquer pessoa se ela já ouviu, pelo menos, falar de Amácio Mazzaropi, a resposta “sim” virá quase sempre acompanhada pela lembrança do filme O Corintiano.

Um dos maiores clássicos de Mazzaropi é, também, a sua mais famosa realização.

O que não é por pouco, visto que ele leva para a tela grande uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do Brasil. O clube Corinthians, fundado em 1910, marcou, juntamente com outros clubes de futebol antigos, a vida de várias gerações de brasileiros.

Mazzaropi era corintiano. O seu filme não só traduz sua paixão pelo “esporte bretão”, como diria Jorge Ben, mas seria a mais célebre “cartada de mestre” do comediante paulista, em apostar em uma trama que é tão próxima e palpável da realidade do povo brasileiro. Povo esse que pagava os ingressos para assistir as suas películas.

Talvez seja difícil entender o que seria da carreira de Mazzaropi sem O Corintiano. É incrível notar a convicção do velho Mazza, na década de 1960, em se consagrar no gosto popular e a sua percepção em colocar na tela grande anseios, paixões e expectativas do grande público.

Mazzaropi é Mané, um barbeiro fanático pelo Coringão, a ponto de não cobrar os fregueses que apresentam carteirinha de sócio. Mané tem um vizinho, o italiano Leontino (Nicolau Guzzardi), que é palmeirense roxo, e todas as vezes que os dois se cruzam, trocam farpas e gozações. Mas a paixão de Mané causa uma desestruturação familiar e econômica na sua casa. O filho mais velho quer ser médico, a filha quer ser bailarina, e os sonhos dos dois são constantemente ridicularizados e postos à prova pela rabugice do pai.

O roteiro e a direção são de Milton Amaral, um dos mais constantes parceiros de Mazzaropi na fase preto e branca (na colorida, seria a vez de Pio Zamuner). O Corintiano é uma de suas comédias mais engraçadas onde, o espetáculo do povão (o futebol) também dá espaço ao espetáculo da elite (o teatro), como se Mazzaropi pretendesse dar ao longa um tom educativo.

Geraldo Bretas (1911-1981), considerado um dos mais polêmicos comentaristas de futebol do rádio, faz sua contribuição no filme, ao lado de Pedro Luiz (1919-1998), um dos maiores e mais precisos narradores da crônica esportiva de todos os tempos.

Talvez uma das maiores comédias brasileiras de todos os tempos, O Corintiano talvez seja o filme que eternizou a figura de Amácio Mazzaropi na história cinematográfica do país.

Comentários

Postagens mais visitadas