O Mundo Mágico de Escher
Centro Cultural Banco do Brasil abriga mostra especial ao famoso artista gráfico holandês
Até o dia 17 de julho, os amantes de arte poderão apreciar uma fração de um raro acervo do Haags Gemeente-museum, Holanda... aqui, em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Serão 95 obras do grande artista gráfico holandês Mauritis Cornelis Escher (1898-1972), o famoso M.C. Escher, na mostra. Essas obras abrangem cronologicamente o período de 1919 a 1960. Escher ficou conhecido mundialmente por explorar efeitos óticos, o espelhamento e o infinito, além de brincar com a perspectiva, fazer arquiteturas impossíveis, representar as metamorfoses em suas figuras e conceber estruturas de modo matemático brilhante e intuitivo. Ele representava o espaço, que é tridimensional, numa folha que é bidimensional, daí nascendo as representações distorcidas e os paradoxos.
Eu estive lá, no domingo de Páscoa, e confesso que foi uma experiência fantástica. Como estudante de engenharia elétrica que sou e amante de artes, fiquei fascinado com a simplicidade das obras de Escher e toda a sua complexidade geométrica e de proporcionalidade. Obras que ao mesmo tempo demonstram a grande criatividade do artista em frontal confronto com os limites da normal acuidade visual.
O curador da exposição, Pieter Tjabbes, comentou para o jornal O Estado de São Paulo: "Ele queria que as pessoas parassem em frente à obra e se questionasse: Será que é isso mesmo que estou vendo?"
Simplesmente imperdível.
O Mundo Mágico de Escher - Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro). Tel. (011) 3113-3651. De ter. a dom., das 9h às 20h. Até 17/7. Grátis.
Comentários