Mad Max (1979)
Uma
coisa precisa ser dita. Mad Max faz
parte de um panteão de fábulas contemporâneas do cinema mundial. Não é exagero colocá-lo
lado a lado de histórias como Exterminador
do Futuro (1984) e Robocop (1987)
– em especial, às histórias “inaugurais” das franquias. São metáforas muito
bem-acabadas, numa feitura pop, que
lançam bases para um mundo muito próprio, além de oferecer um olhar muito
diferente e crítico sobre homem moderno.
A
diferença – e originalidade – em relação às citadas franquias é que Mad Max desenha um futuro decadente,
precário, brutalizado. Um retrocesso à barbárie.
Em
uma Austrália pós-apocalíptica, motoqueiros sádicos aterrorizam aquilo que
restou da civilização. Em um mundo de escassez, pessoas matam e morrem por
combustível.
O
filme é uma aventura solitária de Max Rockatansky (Mel Gibson em início de
carreira), um policial destemido que declara guerra contra os motoqueiros
selvagens que assassinaram cruelmente a sua família.
Em
seu primeiro longa, George Miller faz um filme baixo-orçamento, com poucos recursos e muito sangue nas veias. Seu
maior trunfo está na história, com destaque na perseguição de carros. Miller
quer realmente fazer jus à palavra ação.
Há
também uma caracterização quase expressionista dos personagens. Ou seja, a
falta de recursos do diretor novato – e um ar um tanto tosco do filme – torna-se
elemento que agrega valor à narrativa.
Os
motoqueiros são uma espécie de cangaceiros neo-punks,
homens brutalizados pelas máquinas – embora com alguns lances homoeróticos
sutis –, uma gangue nômade que espalha o caos por onde passa. O filme toma então
um aspecto de “faroeste motorizado”, permitindo-se assim algumas leituras.
Crítica
à Revolução Industrial? Pode ser. Ao mesmo tempo em que desenha o homem
dependente das máquinas, o contraponto é justamente um mundo de recursos
escassos. O vício da gangue é a velocidade, mas... como manter isso no pós-apocalipse.
Mad Max começa
sem prólogos. E termina sem uma conclusão muito bem caracterizada. Mas o filme
por si só se basta.
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