Magia além das Palavras: A história de J. K. Rowling (2011)

Muita gente pode não gostar de Harry Potter, mas é impossível que alguém possa negar ou mesmo ignorar seu sucesso. Harry Potter tornou-se num fenômeno mundial de massa, um acontecimento na cultura pop neste começo de milênio.

Se todo mundo já ouviu falar do mais famoso menino bruxo do mundo, pouca coisa se sabe sobre sua criadora, a escritora britânica J. K. Rowling (1965-). O filme feito para a TV chamado Magia além das palavras: A história de J. K. Rowling, de Paul A. Kaufman, tenta lançar algumas luzes.

O filme esboça a biografia de Rowling. Sua infância, a grandiosidade da figura materna na sua vida, a adolescência, os embates da vida adulta... Mas toda a força do filme está em contar a incrível "saga" de uma mãe solteira e desempregada (Poppy Montgomery), que apostou todas as fichas no sonho de ser escritora e tornou-se, em pouco tempo, num best-seller e na mulher mais bem paga do mundo da literatura.

Um dos problemas do filme, ao meu ver, é apelar constantemente para o melodrama. Os efeitos utilizados para "retratar" os surtos imaginativos de Rowling são infantis e bobinhos. A duração é reduzida, o que dá uma sensação de atropelo. Diz pouco sobre as influências e métodos de seu modo de escreverlacuna preenchida pelo ótimo documentário J. K. Rowling: A Year in the Life (2007).

Como é uma cinebiografia não autorizada, talvez Kaufman não quisesse ir além do que a própria Rowling declarou em público diversas ocasiões. Também, acredito, o diretor quis fazer um filme apenas para suprir a curiosidade de um fã adolescente, interessado mais na história de superação da escritora, o lado humano de qualquer mito, do que, propriamente, revelar os segredos por trás da construção da sua obra.

Mas vale a pena assistir. O filme está disponível no Youtube e no Netflix.

MAGIA ALÉM DAS PALAVRAS: A HISTÓRIA DE J. K. ROWLING
(Magic Beyond Words: The J. K. Rowling Story)
DIREÇÃO Paul A. Kaufman
ELENCO Poppy Montgomery, Emily Holmes, Antonio Cupo, Janet Kidder e Madison Desjarlais
PRODUÇÃO (EUA, 2011, 90 min.)
AVALIAÇÃO « (bom)

Comentários

Postagens mais visitadas