A Bíblia - Palavra de Deus ou de Homem? (1989)

Creio que nenhuma instituição religiosa tenha tanta predileção à mídia impressa que as Testemunhas de Jeová. É nítido que tamanhos esforços acontecem para fazer uma obra educativa bíblica, mundial, mantida por donativos.

Por ser encarado como uma “obra educativa bíblica”, não é de se espantar que esse livro, não diferente dos demais, tenha uma linguagem e uma estrutura extremamente didática. O estilo simples, descomplicado; os parágrafos curtos e numerados; a diagramação agradável; a constante “conversa” com o leitor; as ilustrações sempre coloridas; as perguntas no rodapé, fazendo papel de exercícios de fixação...

As Testemunhas de Jeová, a meu ver, são mestres na arte da escrita argumentativa. Em matéria de construção textual, todo estudante de redação tem muito que aprender com as TJ’s. O livro é embasado em farta bibliografia. O ritmo é sempre o mesmo, rigorosamente plano, não há picos nem depressões. Não consegue ser chato ou pedante. Os capítulos estão amarrados, coesos. O livro passeia pela arqueologia, história, teologia, ciência, filosofia e literatura com tranquilidade e pulso firme.

Já se percebe que é um tipo de literatura voltado para um público escolarizado, de certa cultura e classe social, em especial às classes médias dos centros urbanos. Embora provocante, o livro funciona como um livro didático, uma apostila, uma cartilha: faz uma análise aparentemente crítica, mas deixa quase nada para o leitor pensar por si só. É uma obra que pega o leitor pela mão e vai. É uma obra que sacia com respostas ao invés de inquietar com perguntas. As vozes contrárias, discordantes, são diluídas nessa orquestra de convencimento. E a bibliografia gringa dificulta um pouco a aferição dessas informações.

Por padronizar suas publicações, tudo que vem das Testemunhas de Jeová tem um ar importado. Se por um lado, essa padronização serve para fazer com que em todos os lugares do mundo se tenha um jeito uniforme de comunicação, por outro falta um pouco nos identificarmos, por não haver uma cor local. Pelas citações, nomes, dados estatísticos e referências bibliográficas, o livro denuncia que foi nos EUA onde ele foi concebido e realizado, apesar de se procurar um tom neutro, asséptico, “desgeografizado”.


O livro, no entanto, é eficaz em atingir a sua premissa básica: que, no findar das páginas, o leitor se sinta interessado em ler a Bíblia. E é aí que ele está a um passo de procurar os cursos bíblicos semanais gratuitos que acontecem no Salão do Reino mais próximo.

Comentários

Luciano disse…
E agora em PDF em http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/A-B%C3%ADblia-Palavra-de-Deus-ou-de-Homem/#?insight[search_id]=52d41c78-72ed-423e-b29f-c2051206d02d&insight[search_result_index]=3

Postagens mais visitadas