À Beira do Caminho (2012)
À
Beira do Caminho tem todos os elementos necessários para levar o
espectador ao choro fácil.
Tem o protagonista
João (João Nogueira), um caminhoneiro cheio de mistérios, fugindo do passado e
se condenando a viver na solidão. Tem o garoto Duda (Vinícius Nascimento), cuja
mãe morrera e ele sozinho, na boleia de João, quer ir para São Paulo em busca
do pai que jamais conheceu.
E tem as clássicas
canções do Roberto.
Os vários fins de
mundo por onde o caminhão de João passa, parecem transmitir essa melancolia,
esse romantismo fluido e martirizada solidão das canções de Roberto Carlos.
Verdade seja dita: as músicas do Rei é o que realmente traduz a alma desse
Brasil profundo, desse Brasil para todo o sempre desamparado e com o
amor-próprio esmolambado.
De clichês em clichês,
À Beira do Caminho é um road-movie que, se não tem a densidade de
um Central do Brasil (1998), apesar de utilizar praticamente os seus
elementos básicos, é um filme despretensioso que atinge muito bem a meta: faz
seu público chorar o filme todo para aplaudir seu esperável final feliz.
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