Nadando em Dinheiro (1952)


Com o grande sucesso de Sai da Frente, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz aposta em Mazzaropi para fazer filmes a toque de caixa. Tanto é que, no mesmo ano de sua estreia, a Companhia lança mais uma vez o comediante na tela grande.

Nadando em Dinheiro traz novamente o ingênuo chofer de caminhão Isidoro Colepícula em mais uma de suas aventuras. Neste segundo filme, vemos tanto um Amácio Mazzaropi com maior desenvoltura frente às câmeras quanto um Abílio Pereira de Almeida um pouquinho só mais interessante como roteirista e como diretor (embora tenha o auxílio de um certo Carlos Thiré na direção).

Isidoro tem uma reviravolta em sua vida pacata quando, em um incidente de trânsito, acaba conhecendo um homem que o conduz... ao avô do chofer, milionário e às vésperas da morte. A vultosa herança cai em suas mãos, tornando-o riquíssimo da noite para o dia.

Tratando de um tema tão surrado, quanto de um homem simplório que recebe de repente uma quantidade tão inimaginável de dinheiro, e na sua dificuldade em inserir-se em um meio cheio de fineza e elegância, o filme também trata das relações hipócritas baseadas em status social e fortuna. Que é a razão de todo o humor da película.

O filme tem um humor solene demais para um espectador atual. A vida de Colepícula transforma-se numa tragicomédia de um Tio Patinhas na São Paulo dos anos 1950. O filme traz momentos antológicos, como a cena de Isidoro se banhando em cédulas, ou dele se vingando do clubinho high society que não o leva a sério, substituindo a champanhe por cerveja preta. É talvez um caso isolado na filmografia de Mazzaropi, em vê-lo defendendo um personagem... mulherengo. O filme, mesmo com um “erotismo cifrado” aqui e ali, é extremamente moralista em demonstrar como o dinheiro corrompe as pessoas.

“Tive um pesadelo. Sonhei que era milionário”, diz Colepícula, acordando no final.

Nadando em Dinheiro sempre foi lembrado pela crítica, menos por seu valor cinematográfico, e mais para atacar Amácio Mazzaropi, por ter se tornado riquíssimo com os filmes que produzia. Mas Nadando em Dinheiro começa a lançar fundamentos que Amácio Mazzaropi irá explorar na imensa maioria dos filmes de sua carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas