O Código Da Vinci (2006)

Uma notinha rápida. Vamos falar de filme velho?

É praticamente impossível que haja alguém que ainda não tenha assistido O Código da Vinci, filme que, juntamente com o livro, tornou-se numa verdadeira coqueluche há dez anos.

Rever o filme hoje talvez não revele novos detalhes, mas reafirma sua força como entretenimento, como um filme realmente impressionante para o público que gosta de ação... e de algumas ideias mirabolantes para deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha.

A obra que levou Dan Brown para as paradas literárias do sucesso, nada mais é que uma colcha de retalhos esquizofrênicos de teorias conspiratórias, arte e religião, mediada por uma envolvente – e nada muito original – história de suspense.

Um assassinato no Museu do Louvre envolve o simbologista Robert Langdon (Tom Hanks). Com a ajuda da bela criptógrafa francesa Sophie Neveu (Audrey Tautou), e fugindo do implacável investigador da Polícia Francesa, o capitão Bezu Fache (Reno), Langdon precisa provar a inocência e descobrir o assassino, mas acaba se envolvendo com uma sociedade secreta que guarda há séculos um segredo, e uma sinistra conspiração disposta a revelá-lo ao mundo.

A política do filme é simples. Como narrativa, é eficaz, embora, nada genial. O “diferencial” da história é, evidentemente, as questões e teorias que ele levanta – que, se não são verdade, pelo menos são muito bem inventadas, são muito verossímeis.

Recorde de bilheteria, sofrendo inclusive um inócuo boicote da Igreja, O Código da Vinci é a aventura mais popular do simbologista Robert Langdon. O sucesso foi tão acachapante, que os livros e filmes que vieram depois soaram como variações do mesmo tema, usos diferentes de uma mesma fórmula.

Recentemente, estreou Inferno, a terceira adaptação das aventuras de Langdon para a tela grande. Curiosamente, Inferno é o quarto livro protagonizado pelo famoso simbologista de Harvard. A história Símbolo Perdido, que seria o sucessor "natural", foi deixado de lado. Vai entender quais foram as razões de Hollywood.

O CÓDIGO DA VINCI
(The Da Vinci Code)
DIREÇÃO Ron Howard 
ELENCO Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno e Paul Bettany
PRODUÇÃO (EUA/Malta/França/Reino Unido, 2006, 149 min.)
AVALIAÇÃO (muito bom)

Comentários

Postagens mais visitadas