Fim dos Dias (1999)

Para os nascidos no século XX, o ano 2000 significava o “fim do mundo”. Muitos tinham isso como coisa certeira, uma conclusão óbvia e inescapável. As explicações eram muitas e desencontradas. Nostradamus (1503-1566) fixava o término da humanidade um pouco antes, em 1999. Os cientistas alardeavam sobre o “bug do Milênio”. 

É, pois, tirando partido desses dias tão recheados de paranoias e crises religiosas que Hollywood lançou o oportunista “Fim dos Dias” – autoexplicativo até no título.

O filme estrelado por Schwarzenegger é um misto de “terror”, ação e suspense. Pelo que parece, nos filmes de “terror” – com aspas mesmo – o Capeta sempre tem uma queda por aparições sensacionalistas. E isso confere ao “Fim dos Dias” algo de humor involuntário.

Schwarzenegger não está nem um pouco confortável no papel. Aliás, o velho Arnold em nada avançou além do seu icônico Exterminador – um personagem feito sob medida, diga-se. Acostumado a fazer tipos físicos e inexpressivos, ele pena em conferir profundidade ao personagem: Jericho Cane, um ex-policial em crise com a própria fé.

E olha que "Fim dos Dias" tinha a missão de resgatar a figura do Schwarzenegger, depois do sofrível Batman e Robin [Joel Schumacher, 1997].

Aliás, falando de filme ruim, em várias listas de piores filmes estrelados pelo ator austríaco, "Fim dos Dias" tem presença cativa, embora não se possa condená-lo totalmente.

A trama é simples. Jericho deverá proteger Christine York (a bela Robin Tunney) do Diabo (Byrne), que veio à Terra para buscá-la. Isso porque, às vésperas dos finais dos tempos, nascerá uma menina que se tornará a mulher do Diabo; e de semelhante modo, haverá um predestinado também para servir-lhe de corpo.

As interpretações “religiosas” que dão a lógica do filme são rasas e toscas, para se dizer o mínimo. A trama é mera desculpa para preencher os minutos do filme com efeitos especiais, explosões e perseguições.

Até que nisso ele se saiu bem. A ação e os efeitos especiais são conduzidos com competência. O roteiro é eficiente em conferir suspense e adrenalina, tornando-se em um entretenimento descompromissado para se ver na TV num domingo à noite, por exemplo.

FIM DOS DIAS
(End of Days)
DIREÇÃO Peter Hyams
ELENCO  Arnold Schwarzenegger, Gabriel Byrne, Robin Tunney, Kevin Pollak e Udo Kier.
PRODUÇÃO (EUA, 1999, 121 min.)
AVALIAÇÃO (regular)

Comentários

Postagens mais visitadas