O Grande Hotel Budapeste (2014)

Se você estiver atrás de um filme diferente. Se você quiser fugir dos blockbusters saturados de efeitos especiais. Se quiser fugir dos filmes ultraviolentos, fugir da overdose de realismo. Se você busca uma comédia que não seja um besteirol descartável. Se você procura um filme inteligente e original, de humor fino...

Você precisa assistir O Grande Hotel Budapeste.

O filme é de uma história dentro de outra história dentro de outra história. De uma menina que lê um livro. Não, de um escritor (Jude Law) contando como conheceu Zero Moustafa, o fabuloso dono do decadente hotel. Não, a história é deste próprio dono (Tony Revolori), quando era um reles mensageiro nesse hotel nos anos de glória. Minto, a história é de M. Gustave H. (Ralph Fiennes), o "concierge" do Grande Hotel Budapeste, um homem que ama o que faz, se envolve com idosas milionárias e tem pretensões poéticas.

Tudo acontece quando uma dessas idosas morre e Gustave H. precisa correr contra o tempo para provar que é inocente.

Neste novo filme de Wes Anderson, temos a sensação que tudo é limítrofe e difuso. O próprio filme passeia tranquilamente entre a comédia e suspense. Os personagens excêntricos, quase caricaturais, e os cenários cheios de detalhes e com cores saturadas, dão o tom aproximado de uma animação, de um livro ilustrado para crianças.

O filme brinca com a ordem cronológica das coisas. A cartada de mestre do longa é o mundo próprio, singular, criado por Wes Anderson, essa fictícia República de Zubrowska, um país perdido no Leste Europeu. Uma Europa antes da Grande Guerra, fantástica, romântica e inocente, em que as pessoas brigam por uma obra de arte.

Wes Anderson toca nas arestas de Woody Allen e Tim Burton, mas com uma identidade autoral de se tirar o chapéu. Wes Anderson opta pela fábula como um gesto de resistência. Com muita beleza, viço e elegância.

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE
(The Grand Budapest Hotel)
DIREÇÃO Wes Anderson
ELENCO Ralph Fiennes, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody e Willem Dafoe. 
PRODUÇÃO (EUA / Alemanha / Grã-Bretanha, 2014, 99 min.)
AVALIAÇÃO ««« (ótimo)

Comentários

Postagens mais visitadas