"A raposa e as uvas" (1982)

Morre um dos últimos ícones da música brega. O cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi deixa um legado musical de grande interesse. Como homenagem, quero fazer uma análise a um de seus mais famosos trabalhos, o álbum de 1982.

Reginaldo Rossi teve sempre sua música ligada ao sentimentalismo ora banal ora tachado de "mau-gosto" da nossa música (realmente) popular. Sua música tem uma pegada "rockinho" sessentista (herança da Jovem Guarda) que o aproxima de Amado Batista, apesar de ser mais bem-humorado e sacana que ele. 

 No entanto, comparado com os seus pares como Waldick Soriano, Agnaldo Timóteo e Nelson Ned, é mais moderno, mais rítmico, com um pouco mais de auto-estima diante de relações amorosas em convulsão. Reginaldo Rossi tem mais voz que Odair José, apesar de ter menos o espírito de contestação deste. Mas dialoga com todos ao entoar o cântico triste da dor-de-cotovelo, a incrível criatividade de nossa cafonália.

Neste álbum, o amor distante é o tema recorrente. A saudade é personagem central do álbum, seja porque a mulher está distante no tempo ("A raposa e as uvas") ou no espaço ("Procurando Você"). A fragilidade das relações, os erros e o perdão, são temas gastos em nossa música que são embaladas com sua voz e com sua orquestrinha à la Ray Conniff...

"Um tempo de emoção" e "Chega de Problemas" evocam o rock'n roll dos 1950. "A volta", uma de suas mais famosas realizações, é letra de Roberto Carlos, tornando evidente a relação de sua música com a do Rei.

Acredito que Roberto Carlos já forneceu todo o material que a música romântica precisa para os próximos cem anos. Os cantores bregas, cafonas e românticos que continuarem surgindo ficarão ainda agarrados à cartilha de RC, coisa que com Reginaldo Rossi não foi diferente.

No entanto, Reginaldo Rossi somou sua voz ao coro dos trovadores de nossa latinidade. Deixando sua marca inconfundível.

Comentários

Anônimo disse…
Interessante análise . Gostava dele pelo orgulho que tinha em se assumir brega ... além da música , é claro ! Pena a sua morte pois ele estava fazendo shows de montão até pouco tempo atrás ... Ouvi dizer que inacreditáveis 25 por mês ! Um artista realmente popular ! Amei ver um garçom no velório com uma bandeja na mão , um guardanapo no braço e gravata borboleta !!!!!!

Postagens mais visitadas