The Rip Tide - Beirut (2011)


A banda Beirut ficou famosa no Brasil, quando sua música "Elephant Gun" foi trilha da minissérie Capitu, da Globo. Em 2009, fez três shows no nosso país. Foi até noticiado a confusão que foi o show em Salvador, no qual os integrantes bêbados convidaram a plateia para subir no palco instalado no Teatro Castro Alves. A de São Paulo, na Via Funchal, foi tranquila, e eu estava lá.



Encabeçada pelo multi-instrumentista de Santa Fe, Zach Condon, Beirut tem o projeto de unir vários ritmos regionais para construir uma "sonoridade globalizada", uma espécie de folk desgeografizado, com direito a tuba, acordeom, flugelhorn e o ukelele (o primo havaiano do cavaquinho).

O álbum "The Rip Tide" segue a mesma linha de instrumentação barroca, as mesmas letras nostálgicas, embora é extremamente visível a evolução de Zach Condon como letrista e músico. Sempre a solidão, o adeus, o olhar para o mar, a nostalgia... numa voz cortante de sofrido boêmio, no lirismo barulhento dos instrumentos dos ritmos balcânicos, do cabaret francês, numa incrível sofisticação de sua simplicidade.

"And this is the house where I, I feel alone, feel alone now
And this is the house where I could be unknown, be alone now"

(The Rip Tide)


O lirismo ganha novos contornos neste seu novo álbum. As letras melancólicas são marcantes com suas imagens cinematográficas, cenários idílicos e dramáticos, e uma poesia brilhante por ser econômica.

"We were closer then
I'd been alone some time
Filled your glass with gin
Filled your heart with pride"

(Port of the Call)

Em relação aos álbuns e EP anteriores, "The Rip Tide" é o álbum que melhor casou as possibilidades vocais de Zach Condon, valorizando seu papel de intérprete, com os arranjos mais melódicos e moderados que antes. Como alguém disse, com este álbum, Zach Condon vem firmar o seu papel como o artista indie mais criativo e convincente da música contemporânea.



Vale a pena conferir. O álbum está disponível para você ouvir na íntegra, via screaming:

Comentários

Postagens mais visitadas